ALIMENTAÇÃO NATURAL

 

Os animais são loucos por comida. Se for pra escolher entre passear, dormir, brincar ou comer, eles sempre escolherão comer. E se for uma comidinha natural, com vários nutrientes saborosos, eles ficam extremamente felizes e satisfeitos. 

Alimentação natural para cães

HIDRATAÇÃO

As rações são práticas, os pacotes são lindos e passam uma ótima impressão, mas estão muito longe de uma alimentação saudável e ideal. Podemos começar falando de uma questão importantíssima que é a hidratação. No ambiente natural os animais se alimentam de suas caças, ingerindo alimento muito úmido. As rações são extremamente secas (10% de umidade) para aumentar o tempo de conservação, e isso, principalmente para os gatos, é muito prejudicial para os rins, o sistema urinário e todo funcionamento do organismo, que depende de uma hidratação correta para se manter em equilíbrio.

Quando os animais comem alimentação natural, que possui no mínimo 70% de água, o organismo absorve e aproveita tanto desse alimento, que os cocozinhos passam a ser sequinhos, com odor leve e com volume bem menor do que quando comem ração.

PROTEÍNA

No rótulo você encontra a porcentagem da composição, mas o que é chamado de proteína podem ser subprodutos descartados da indústria frigorífica, proteínas de péssima qualidade como farinha de pena de aves, restos de carcaças contaminadas com medicamentos, e outros tantos produtos, bem diferente dos bifes suculentos da embalagem.

Alimentação natural para cães
tesxto pet fooled foto.png

COMPOSIÇÃO DA DIETA COM ALIMENTAÇÃO NATURAL

A composição da dieta reune: carboidratos com baixo teor glicêmico e inflamatório, rica quantidade de vegetais e verduras, proteína animal (carnes e vísceras) de alta qualidade nutricional, gorduras benéficas para o organismo, além de complementos essenciais e outros opcionais.

A dieta é calculada de forma personalizada, garantindo, assim, uma dieta balanceada, contendo nutrientes essenciais ao paciente, seja ele idoso, filhote, predisposto a engordar, atleta, muito musculoso, etc.

 

Embora possa dar um pouco mais de trabalho e ter um custo pouco mais elevado, a dieta natural apresenta benefícios extraordinários à saúde do pet, como:

 

- Vitalidade: o animal tem maior disposição e energia.

- Previne obesidade, diabetes, formação de cálculos urinários e pancreatite.

- Pelagem brilhante e muito macia.

- Problemas de pele, alergias, urticárias e queda de pelos cessam.

- Previne inflamação das glândulas ad-anais, localizadas em região anal.

- Melhora distúrbios digestivos: vômitos, gases, diarreia recorrente.

Alimentação natural para cães

PREDIPOSIÇÃO A DOENÇAS

Diabetes, obesidade, inflamações, doenças de pele e infecções são frequentes nos animais atualmente, decorrentes da alta taxa de açúcar que resulta do uso de carboidratos simples na composição das rações.

ALÉRGENOS E TOXINAS

Milho, soja, glúten de trigo e outros grãos alérgenos são utilizados, por serem de baixo custo, mas além de transgênicos, esses ingredientes carregam contaminações por fungos e substâncias tóxicas.

Toxinas cancerígenas como acrilamidas e aminas heterocíclicas são produzidas no processo de alta temperatura e pressão do preparo das rações.

Algumas marcas utilizam conservantes proibidos, derivados de petróleo, mas a legislação e a fiscalização sobre as rações é questionável, mesmo nos Estados Unidos.

RESPONSABILIDADE

É importante salientar que para uma dieta segura e satisfatória é preciso seguir especificações, ter comprometimento e responsabilidade no preparo da alimentação natural, pois sem essas diretrizes, sérios distúrbios podem acometer a saúde do animal.

Dietas caseiras onde apenas se cozinha vários alimentos juntos não é alimentação natural, pois ficam totalmente desbalanceadas e com deficiências graves de minerais e vitaminas que a médio prazo trarão consequências importantes na saúde do animal.

DIETA VEGETARIANA

Alguns tutores seguem uma alimentação vegetariana e vegana e pensam ser saudável oferecer esse tipo de alimentação para seu animal. Isso contraria totalmente a natureza dos animais carnívoros, principalmente dos gatos, que são estritamente carnívoros. A falta de proteína animal na dieta desses animais acarreta problemas gravíssimos, levando à óbito se não for rapidamente revertida.

ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE DO ANIMAL

É muito importante fazer um checkup no animal antes de iniciar a alimentação natural, afim de garantir sua saúde. Caso o animal apresente algum problema de saúde, a dieta terá que ser reformulada, passando a ser uma dieta terapêutica específica, onde há restrição de alguns alimentos na dieta.