Pesquisa comprova eficácia do Reiki em pacientes hipertensos - Revista Bons Fluidos

24/03/2017

"O efeito da técnica japonesa sobre o corpo ganha um benefício a mais: o controle da hipertensão".
materia-reiki-revista-bons-fluidos.jpg
Uma pesquisa recente publicada na Scielo, biblioteca eletrônica que reúne artigos científicos de confiança, apontou que o reiki pode ser um aliado do tratamento convencional da pressão alta. A técnica de imposição de mãos, que visa ajudar no restabelecimento do fluxo energético corporal, se saiu muito bem numa instituição de saúde na cidade de São Paulo. 
 
O estudo avaliou 66 pacientes com pressão arterial igual ou acima de 14 x 9. Eles foram divididos em três grupos: controle, placebo e experimental. O grupo experimental recebeu reiki, enquanto o grupo placebo recebeu uma imitação da técnica, realizado por pessoa não formada na área e que atuou em pontos do corpo que não são centros de energia. Já o grupo controle permaneceu apenas em repouso. Em todos os casos, era medida a pressão no início e no final da sessão. 
 
Ao final da experiência, liderada por Léia Fortes Salles, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, constatou-se que houve diminuição da pressão arterial nos três grupos, mas a redução maior foi no grupo de reiki. Em tese, a técnica induz a um relaxamento físico e psicológico que contribui para a boa circulação sanguínea.

 

 

*Texto e imagem da Revista Bons Fluidos - fev/2017

Deixe seu comentário: